palavras do Guruji

viagens pelo mundo afora e pelo universo dentro de mim


"Você não precisa viajar a um lugar remoto para buscar a liberdade; ela habita seu corpo, seu coração, sua mente, sua Alma. A emancipação iluminada, a liberdade, a pura e imaculada felicidade estão a sua espera, mas você precisa escolher embarcar na jornada interior para descobri-las."
B.K.S. Iyengar em Luz na Vida

13 de maio de 2012

Feliz dia das Mães Árvores

As árvores mães conectam a floresta
Nesse dia das mães, expanda sua noção de “mãe”. Nesse modelo real de resistência e regeneração das florestas, a professora Suzanne Simard mostra que todas as árvores em um ecossistema de floresta são interconectadas com a maior, mais antiga “árvore mãe”, que serve como uma central de conexão, tipo um provedor de internet.
A troca subterrânea de nutrientes aumenta a sobrevivência das árvores mais jovens conectadas a rede de árvores mais velhas. Surpreendentemente, descobrimos que na floresta, 1+1= mais que 2.

extraído do KarmaTube (http://www.karmatube.org)

Leia a tradução livre do vídeo abaixo.

Lettering: As árvores se comunicam?
Minha pesquisa mostra que elas estão se comunicando, é um método de comunicação. Essas plantas não são indivíduos, no sentido pensado por Darwin, competindo pela sobrevivência. De fato, elas estão conectadas tentando ajudar na sobrevivência uma das outras.
Lettering: Uma rede que engloba toda a floresta no subsolo.
Sou especialista em florestas e pesquiso as comunidades abaixo do solo. Descobrimos que essa corrente de fungos vai  conectar uma planta a outra.
Essa árvore aqui tem raízes indo pra todas as direções e se nos afastarmos um pouco mais dela vamos encontrar  as raízes que estiveram envolvidas nessa troca.
Isso é onde a corrente de fungos busca por nutrientes. As árvores mandam o seu gás carbônico que vai através das raízes até a corrente de fungos e tem uma interface entre as células das raízes e a dos fungos que as envolvem e é aí que essa troca ocorre. Então, a metros de distância temos uma planta conectada a outra mandando compostos químicos onde eles se fazem necessários.
Lettering: Mãe árvore.
A árvore mãe é a maior e mais antiga, é aquela que chama a sua atenção quando você entra em uma floresta. Esta aqui tem uns 500 anos de vida. É uma árvore massiva que tem uma rede enorme conectada a ela. Nós poderíamos pensar que ela é a árvore mãe por ser a dominante da floresta, provavelmente conectada com todas as outras árvores ao redor, mesmo de outras espécies. Essa árvore está provavelmente ligada às árvores até onde nossa vista alcança e as árvores que estão mais próximas fazem a ponte entre elas.
Os ecossistemas das florestas são sistemas complicados,  da mesma forma que a Terra tem um sistema complicado, a Biosfera. E o que acontece é que temos todas essas partes trabalhando juntas como os fungos trabalhando com as árvores.exatamente como nosso cérebro funciona. Nas redes  nervosas que são compostas de neurônios e axônios, os neurônios estão fisicamente relacionados e também metafisicamente relacionados, porque estão mandando mensagens para cá e pra lá como no ecossistema da floresta. Então essa floresta, onde fungos e árvores trabalham juntos, permite uma serie de estruturas. Essa estrutura é expressada em uma variedade enorme de espécies e a diversidade é o que dá a floresta a resistência para suportar eventos inesperados como incêndios que possam acontecer ou pragas de insetos.
Lettering: O legado perdido
Algumas praticas que viemos adotando não levavam em consideração o papel das árvores mães e no legado que elas poderiam deixar para as futuras gerações de árvores jovens. Nós não prestávamos atenção a isso. O que fazíamos era cortar essas árvores depois que elas morriam para fazer duas camas delas e nós não dávamos a elas a chance de devolver algo a comunidade. O que essas árvores que estão morrendo fariam seria mover recursos  para as árvores novas antes de morrerem.
É a transferência de uma geração para a próxima se permitirmos que isso aconteça.