palavras do Guruji

viagens pelo mundo afora e pelo universo dentro de mim


"Você não precisa viajar a um lugar remoto para buscar a liberdade; ela habita seu corpo, seu coração, sua mente, sua Alma. A emancipação iluminada, a liberdade, a pura e imaculada felicidade estão a sua espera, mas você precisa escolher embarcar na jornada interior para descobri-las."
B.K.S. Iyengar em Luz na Vida

21 de dezembro de 2012

fortalecendo a prática pessoal nas férias

Praticar sozinho é uma experiência muito rica que complementa as aulas em grupo, e essa época de Festas e de recesso da Shala Rosa é uma ótima oportunidade de desenvolver a prática pessoal.
Pra quem fica desanimado de praticar sozinho e sem idéia de como sequenciar uma prática, aqui vai uma força: pesquise pelo post Yoga nas Férias no PESQUISAR NESSE BLOG, que aparece no canto superior direito. 
Lá você encontra 4 sequências de 9 a 10 asanas simples preparadas pelos professores do Iyengar Yoga Institute of New York. Você pode começar seguindo as sequências e depois ordenar os asanas sugeridos como bem quiser.
Supta Baddhakonasana não aparece nas sequências, mas é um ótimo coringa. Pode ser feito antes de começar, quando estamos muito cansados, ou no final da prática, como encerramento.
Se você tem kuruntas em casa, aproveite pra aumentar sua permanência em Sirsasana, que nessa variação com o suporte das kuruntas é muito restaurativo e vai te encher de energia.
Lembrem-se de sempre fazer Sirsasana (em qualquer das variações: kurunta, contra a parede ou meio da sala dependendo do nível de sua prática e da disponibilidade de material) ANTES de Salamba Sarvangasana, que pode ser deixado mais pro final. 
Boas práticas e até 2013!

                 postura do Cachorro com cabeça pra baixo (Adho Mukha Svanasana)


E lembrem-se:
  • As aulas na Shala Rosa recomeçam no dia 23 de Janeiro (4ª feira).
  • A partir de Fevereiro 2013, teremos mais um horário de prática: 3ª e 5ª feira, das 10h30 às 12h. 

15 de dezembro de 2012

Vida longa ao nosso querido Guruji!

Dedicamos nossa prática de hoje à B.K.S. Iyengar que completou 94 anos ontem, dia 14 de Dezembro.
Com muito carinho e gratidão, homenageamos nosso mestre que dedicou quase 80 anos de sua vida à investigação e ao ensino do yoga.
É uma benção contar com um mestre vivo, que apesar da distância, continua nos inspirando através de sua prática constante.

Agradeço a participação de todos!


                                                     Vida longa ao nosso querido Guruji!

Alguns instantes em silêncio antes da prática...

... relaxamento profundo em Savasana depois.