palavras do Guruji

viagens pelo mundo afora e pelo universo dentro de mim


"Você não precisa viajar a um lugar remoto para buscar a liberdade; ela habita seu corpo, seu coração, sua mente, sua Alma. A emancipação iluminada, a liberdade, a pura e imaculada felicidade estão a sua espera, mas você precisa escolher embarcar na jornada interior para descobri-las."
B.K.S. Iyengar em Luz na Vida

19 de fevereiro de 2015

Āsana de Fevereiro: Vīrabhadrasana II

O poderoso herói Vīrabhadra

Certa vez, Dakṣa celebrou um grande sacrifício, mas não convidou sua filha Satī nem o marido dela Śiva, o chefe dos deuses. Mesmo sem receber um convite, Satī foi ao sacrifício do pai onde foi humilhada e insultada e por isso se jogou no fogo sacrificial e pereceu.
Ao saber da notícia, Śiva sentiu-se imensamente provocado. Ele arrancou um dreadlock de seu cabelo emaranhado e jogou-o no chão. Neste instante, um poderoso herói chamado Vīrabhadra emergiu do solo aguardando as ordens de Śiva.  
Ao herói foi dito que liderasse o exército de Śiva contra Dakṣa e que destruísse o sacrifício. Vīrabhadra e o exército invadiram a reunião, afugentaram os outros sacerdotes e decapitaram Dakṣa enquanto Śiva em luto por Satī retirou-se para Kailās, onde mergulhou em profunda meditação.
Algum tempo depois, Satī nasceu novamente como Umā na casa de Himālaya. Como na vida anterior, ela lutou pelo amor de Śiva e finalmente, mais uma vez,  ganhou o coração dele.
Esta estória é contada por Kālidāsa em seu grande poema Kumāra saṁbhava (O Nascimento do Senhor da Guerra).

Os āsanas Vīrabhadrasana I, II e III são dedicados ao poderoso herói criado por Śiva a partir de seu cabelo emaranhado.
A variação de número 2, escolhida para ilustrar o mês de Fevereiro, vem classificada com grau de dificuldade 1 por B.K.S. Iyengar no livro "Light on Yoga".
Depois de estabelecermos uma base firme com Tadasana e de fortalecermos as raízes de uma pratica constante  através de Vrksasana, seguimos criando elasticidade, vigor e força através das demais posturas em pé.

Efeitos de Virabhadrasana II descritos no “Light on Yoga”, de BKS Iyengar

Através desta postura, a musculatura das pernas ganha forma e tônus. A pratica deste āsana alivia câimbras nas panturrilhas e coxas, traz elasticidade às pernas e às costas e tonifica os órgãos abdominais.
O domínio das posturas em pé prepara o aluno para as posturas mais avançadas de flexão da coluna, que então, podem ser alcançadas com facilidade.