palavras do Guruji

viagens pelo mundo afora e pelo universo dentro de mim


"Você não precisa viajar a um lugar remoto para buscar a liberdade; ela habita seu corpo, seu coração, sua mente, sua Alma. A emancipação iluminada, a liberdade, a pura e imaculada felicidade estão a sua espera, mas você precisa escolher embarcar na jornada interior para descobri-las."
B.K.S. Iyengar em Luz na Vida

23 de dezembro de 2015

Pratica com os āsanas de 2015

Sequência de āsanas para as férias

Um dos aspectos mais importantes da pratica de Iyengar Yoga, tão relevante quanto a precisão na execução dos āsanas e o uso de acessórios, é o sequenciamento, ou seja, a ordem em que as posturas são dispostas em uma determinada pratica. Não é considerado apenas o efeito de cada āsana individualmente, mas deles dentro de uma sequência específica. Um sequenciamento adequado é fundamental para o aprofundamento da inteligência e da percepção na pratica.
Mensalmente, durante todo o ano de 2015 vim postando āsanas fundamentais de forma aleatória. Agora em Dezembro, sequenciei as 17 posturas como sugestão de uma pratica de férias.
Costumamos organizar os āsanas em grupos, como o das posturas em pé, das flexões, torções, extensões da coluna, invertidas... E observando a sequência final, senti falta de uma torção. Sugiro a inclusão de uma torção sentada antes das flexões, após de Yoga Mudrāsana. É importante observar que nem todas as posturas são adequadas a praticantes iniciantes, se for seu caso, pule as posturas e variações que ainda não conhece e que nunca praticou com seu professor. Não deixe de reservar alguns minutos depois da pratica para fazer um relaxamento final em Śavāsana.
Boas praticas nas férias!

1. Vkāsana

2. Utthita Trikoāsana

3. Virabhadrasana II

4. Ardha Candrasana

5. Pārśvōttānāsana

6. Supta Baddha Koāsana

7. Baddha Koāsana

8. Yogamudra em Baddha Konāsana

9. Padmāsana

10. Yoga Mudrāsana

11. Upaviṣṭha Koāsana

12. Pascimottānāsana

13. Uṣṭrāsana

14. Sālamba Sīrāsana

15. Padmāsana em Sīrāsana

16. Sālamba Sarvāngāsana

17. Halāsana


Boas Festas e que tenhamos um feliz 2016 com muito yoga!