palavras do Guruji

Dani na estrada

viagens pelo mundo afora e pelo universo dentro de mim.



"Você não precisa viajar a um lugar remoto para buscar a liberdade; ela habita seu corpo, seu coração, sua mente, sua Alma. A emancipação iluminada, a liberdade, a pura e imaculada felicidade estão a sua espera, mas você precisa escolher embarcar na jornada interior para descobri-las."
B.K.S. Iyengar em Luz na Vida

14 de setembro de 2012

Extensão da coluna


Nossas tarefas diárias geralmente envolvem movimentos de flexão da coluna (dobrando-a pra frente). Esses movimentos alongam as costas e a parte posterior da coluna vertebral. Raramente dobramos a coluna pra trás. As extensões da coluna (ou retroflexões) alongam o tronco em um movimento côncavo e são muito importantes, com a coluna anterior alongada, o sangue circula mais livremente. A abertura do peito nessas posturas energiza os pulmões e a respiração se torna profunda como resultado do sangue oxigenado que circula por todo o corpo. As flexões (pra frente) preparam a coluna para os movimentos das extensões, por isso aprendemos primeiro posturas de flexão.

Alguns exemplos de Posturas de Extensão da Coluna:



Ustrasana

Urdhva Mukha Svanasana

Dhanurasana

Urdhva Dhanurasana



B.K.S. Iyengar praticando retroflexões em Puna, Índia, em 1991. Aos 72 anos de idade!