palavras do Guruji

Dani na estrada

viagens pelo mundo afora e pelo universo dentro de mim.



"Você não precisa viajar a um lugar remoto para buscar a liberdade; ela habita seu corpo, seu coração, sua mente, sua Alma. A emancipação iluminada, a liberdade, a pura e imaculada felicidade estão a sua espera, mas você precisa escolher embarcar na jornada interior para descobri-las."
B.K.S. Iyengar em Luz na Vida

29 de janeiro de 2012

O Rei dos asanas: Sirsasana

As invertidas (lê-se Salamba Sirsasana e Salamba Sarvangasana) são posturas muito importantes, apesar de difíceis de fazer. Segundo Geetaji em seu livro Yoga, a gem for women, “é essencial dominar as invertidas e suas variações para tornar nossas vidas materialmente e espiritualmente bem sucedidas. Elas podem ser comparadas a nossos pais que nos ajudam, nos guiam e fazem de nossas vidas um sucesso.” Salamba Sirsasana é considerado o pai, enquanto que Salamba Sarvangasana, a mãe. Antes de aprender Sirsasana, a invertida sobre a cabeça, devemos saber fazer Sarvangasana, a invertida sobre os ombros.

Sirsasana é Tadasana de cabeça para baixo e uma das maneiras de se aprender Tadasana é de costas para parede. Da mesma forma, o iniciante pratica Sirsasana inicialmente contra a parede para aprender o alinhamento e as ações sem se preocupar com o equilíbrio. Uma opção para quem sente medo nas posturas invertidas é praticar Sirsasana em uma quina de parede, assim o corpo mantêm-se mais facilmente perpendicular ao chão. Com o ganho de força e amadurecimento das ações, começamos a nos afastar da parede, experimentando o equilíbrio até poder permanecer no meio da sala por alguns minutos. Finalmente, quando conseguimos permanecer estáveis na postura por alguns minutos, somos introduzidos às variações do ciclo de Sirsasana. 
A invertida sobre a cabeça produz as mais variadas reações nos alunos, tem os que no primeiro dia já querem pular etapas e ir direto pro meio da sala e outros que não largam a parede em anos e anos de pratica. Essa é uma das razões de ser fundamental praticar acompanhado de um professor experiente, que conhece sua pratica e pode te guiar tanto pra parede como pra fora dela. 
Na variação nas cordas podemos permanecer por mais tempo, nos beneficiando ainda mais com os efeitos de Sirsasana (leia texto abaixo). E a postura feita nas kuruntas deixa todo mundo fascinado! Respeitando as contra-indicações (leia texto abaixo) e observando as condições gerais de cada aluno iniciante, acho importante apresentar a postura nas kuruntas antes de praticá-la no meio da sala, o que requer mais tempo de pratica e amadurecimento.
Sinto que guiando cuidadosamente cada aluno iniciante tanto para entrar na postura como na saída das kuruntas,  os ajudo a perder o medo de ficar de ponta cabeça de uma maneira lúdica. 
aula do sábado 21/01
olha só o sorrisão do meu afilhado em Sirsasana na kurunta!

a primeira vez a gente nunca esquece!
 
Benefícios de Sirsasana:

Traduzido do livro Yoga, a gem for women, de Geeta Iyengar

Sirsasana é chamado de “O Rei dos Asanas”. Como o rei governando seus súditos, o cérebro governa os numerosos sistemas do corpo. Ele é o controlador do intelecto, da vontade, da memória, da imaginação e do pensamento. A origem dos três gunas é no cérebro e a cabeça é o centro da qualidade sáttvica. Ele controla o intelecto e a discriminação. Por isso, um cérebro dominado por sattva pode funcionar com clareza.   
Sirsasana estimula o abastecimento de sangue no cérebro e o torna fresco e saudável. Esse sangue ativa as glândulas pituitária e pineal, que afetam na saúde, vitalidade e desenvolvimento do nosso corpo. É um dos asanas mais revigorantes.
A pratica da invertida sobre a cabeça, se corretamente executada, rejuvenesce e revitaliza todo o corpo. A posição de cabeça pra baixo contrapõe os efeitos da posição normal de cabeça pra cima nos órgãos internos, que têm a tendência de colapsar e assim se tornar mais lentos e preguiçosos. Sirsasana gentilmente os leva a uma nova vida.  
O corpo se mantém morno com o aumento da circulação sanguínea, a hemoglobina do sangue aumenta e a respiração e a digestão melhoram.

Algumas doenças simples como resfriados, tosses, garganta inflamada e dor nas costas são curadas com a pratica de Sirsasana.
Entretanto, os maiores efeitos da invertida sobre a cabeça são no cérebro, e qualquer um sofrendo de cansaço, de perda de vitalidade física e mental, de intelecto pobre e de baixa força de vontade, deve praticar Sirsasana religiosamente e regularmente para ganhar clareza e força mental e intelectual.  
Resumindo, Sirsasana desenvolve o corpo e disciplina a mente pra nos tornarmos equilibrados.


Cuidados e contra-indicações: a prática constante de Sirsasana mal feito, sem as ações e alinhamento corretos, pode machucar o pescoço ou acentuar problemas já existentes. Observe também as contra-indicações: pessoas com pressão alta nos olhos (Glaucoma), problemas nos ouvidos e na coluna cervical (pescoço), pressão sanguínea alta (que não toma medicação) e mulheres no período menstrual não devem praticar a postura.

E lembrem-se, pratiquem regularmente com um professor! 




Um comentário:

Indigo e digo disse...

Oie :)

O Sirsasana também é contra indicado durante a gravidez? Ou pode ser feito até o final do segundo trimestre?

Um grande abraço!