palavras do Guruji

Dani na estrada

viagens pelo mundo afora e pelo universo dentro de mim.



"Você não precisa viajar a um lugar remoto para buscar a liberdade; ela habita seu corpo, seu coração, sua mente, sua Alma. A emancipação iluminada, a liberdade, a pura e imaculada felicidade estão a sua espera, mas você precisa escolher embarcar na jornada interior para descobri-las."
B.K.S. Iyengar em Luz na Vida

26 de agosto de 2015

Āsana de agosto: Upaviṣṭa Koṇāsana

उपविष्ट कोणासन 

Mergulhe de peito aberto!


Ilustração feita a partir de foto com o App para celular Waterlogue

Āsana com grau de intensidade 9 no “Light on Yoga”. Faz parte do grupo das posturas sentadas.

Upaviṣṭha significa sentar ou estar sentado.
Koṇa significa ângulo.
Na postura, as pernas mantém-se estendidas em um ângulo obtuso (maior que 90º, menor que 180º) enquanto permanecemos sentados.

Geetaji em seu livro “Yoga, a Gem for Women” ressalta que durante a permanência devemos observar os seguintes pontos:
         não elevar as coxas do chão;
         estender as pernas na direção dos calcanhares;
         alongar os braços ainda mais para alargar o peito;
         estender o tronco para frente, girando as coxas para fora (na direção das faces externas das pernas);
         não deixar os pés girarem para os lados.

Ela ainda lista as seguintes instruções especiais:
• Toda a parte posterior das pernas deve tocar o chão. O joelho posterior tem a tendência a dobrar, então estique os músculos posteriores das pernas.
 Empurre as escápulas na direção das costelas posteriores para abrir o peito e eleva-lo fazendo assim com que a distancia entre o diafragma e o baixo abdome aumente.
• Não flexione o tronco a frente até aperfeiçoar completamente a postura com a coluna côncava.



Postura final

Efeitos


O āsana alonga a musculatura posterior das pernas e ajuda o sangue circular apropriadamente na região da pelve e a mantem saudável. Pode prevenir o desenvolvimento de hérnia e em caso leves, pode até cura-la. Também alivia dores do nervo ciático. Como o āsana controla e regulariza o fluxo menstrual e também estimula os ovários, é uma benção para as mulheres.


Dicas para as mulheres

• Apesar da postura ser extremamente benéfica para regular o fluxo menstrual, durante a menstruação é recomendado fazer as seguintes variações: (1) coluna côncava, segurando os dedões dos pés com os dedos das mãos, ou se não for possível, passando um cinto em cada um dos pés. O importante é não criar tensão, manter a coluna côncava e o esterno para longe do abdome; (2) postura completa com apoio de almofadão para abdome e testa ou cadeira para a testa.

• Durante a gravidez, fazer a variação com a coluna côncava, também sem criar tensão, e abrindo bem o peito.