palavras do Guruji

Dani na estrada

viagens pelo mundo afora e pelo universo dentro de mim.



"Você não precisa viajar a um lugar remoto para buscar a liberdade; ela habita seu corpo, seu coração, sua mente, sua Alma. A emancipação iluminada, a liberdade, a pura e imaculada felicidade estão a sua espera, mas você precisa escolher embarcar na jornada interior para descobri-las."
B.K.S. Iyengar em Luz na Vida

10 de setembro de 2011

A mãe de todos os asanas



Estou cada vez mais fascinada pelas posturas invertidas! Em Iyengar Yoga damos muita importância a elas e procuramos permanecer nelas por algum tempo para que os efeitos sejam mais eficazmente vivenciados. Aqui, publico uma tradução livre dos efeitos de Salamba Sarvangasana (Salamba = Suporte e Sarvangasana = Corpo Todo) do livro “Yoga, a gem for womem”, de Geeta Iyengar. Boa leitura e principalmente boa prática!
 

"Salamba Sarvangasana é um dos asanas mais benéficos. Se Sirsasana é o Rei, Sarvangasana é a Rainha de todos eles.
Enquanto Sirsasana desenvolve as qualidades masculinas de força de vontade, de nitidez do cérebro e da clareza de pensamento, Sarvangasana desenvolve as qualidades femininas de paciência e de estabilidade emocional. É considerado a mãe dos asanas.
Como uma mãe que luta a vida toda pela felicidade dos seus filhos, a mãe dos asanas, se esforça pela paz e pela saúde do corpo. Não é exagero chamar esse asana de ‘Trailokya Cintamani’, 'uma rara jóia entre os 3 mundos’.
Salamba Sarvangasana, como o nome indica, tem um efeito sobre todo o sistema. Devido à posição invertida, o sangue venoso é levado ao coração para purificação sem qualquer tensão por causa da força da gravidade. Sangue oxigenado circula na região do peito, aliviando falta de ar, asma, bronquite, doenças na garganta e palpitações. A postura ajuda muito em condições de anemia e no caso de baixa vitalidade.
Devido ao forte bandha entre o alto do peito e o queixo, as glândulas tireóide e paratireóide obtém ampla quantidade de sangue, aumentando assim a sua eficiência na manutenção do corpo e do cérebro em bom equilíbrio. Porque a cabeça permanece firme devido ao bandha, os nervos e o cérebro se acalmam, e a dor de cabeça desaparece. Doenças comuns como resfriados e distúrbios nasais são curados através da pratica desse asana.
Sarvangasana é extremamente calmante para o sistema nervoso e, portanto, é bom pratica-lo quando se está tenso, triste, irritado, cansado, ou quando sofrendo de esgotamento nervoso e insônia.
É uma excelente ajuda para a digestão e eliminação, para libertar o corpo de toxinas, para livrar de constipação, para curar úlceras intestinais e colites. Corrige distúrbios urinários e menstruais e deslocamento uterino. Traz paz, força e vigor para o praticante e é recomendado como o melhor tratamento de recuperação após uma doença prolongada.  
Para evitar doenças prolongadas e para manter uma saúde robusta, pratique Sarvangasana."

Guruji em Salamba Sarvangasana. Imagem # 234 de "Light On Yoga", de BKS Iyengar (pág. 212)
 

9 de setembro de 2011

horários Iyengar Yoga

A partir de Setembro, os horários e escolas onde dou aula são os seguintes:

2ª feira:
10h às 11h15 Centro de Iyengar Yoga São Paulo. www.centroiyengaryoga.com.br, tel. 3862.0158.

3ª feira:
19h às 20:30 Gam Yoga. Rua Fradique Coutinho, 1004, Vila Madalena, tel. 3034.3953.

4ª feira:
8h às 9h30 Gam Yoga. Rua Fradique Coutinho, 1004, Vila Madalena, tel. 3034.3953.
19h30 às 21h Gam Yoga. Rua Fradique Coutinho, 1004, Vila Madalena, tel. 3034.3953.

Informações sobre aulas particulares ou para pequenos grupos fechados, mande um e-mail para daninaestrada@gmail.com