palavras do Guruji

viagens pelo mundo afora e pelo universo dentro de mim


"Você não precisa viajar a um lugar remoto para buscar a liberdade; ela habita seu corpo, seu coração, sua mente, sua Alma. A emancipação iluminada, a liberdade, a pura e imaculada felicidade estão a sua espera, mas você precisa escolher embarcar na jornada interior para descobri-las."
B.K.S. Iyengar em Luz na Vida

17 de junho de 2011

Teotihuacan

Photobucket
Photobucket

Hoje fomos conhecer as pirâmides de Teotihuacan em uma excursão turística. Não sou lá muito adepta dessas excursões com guias, mas depois de hoje estou considerando mudar de opinião. Foi maravilhoso: o guia (Javier, um professor de história aposentado), as outras duas pessoas no grupo (uma colombiana bem novinha e uma francesa de 50 e poucos anos) e o motorista Daniel pareciam que tinham sido escolhidos por minha alma (como Ram Dass fala- veja o post anterior). As pirâmides também são incríveis e ainda guardam muitos segredos. Elas pertenciam a uma cidade antiga, que no ano 500 DC, no seu auge, teve 200 mil habitantes.
Mais tarde os astecas encontraram as pirâmides e a cidade completamente abandonadas e acreditaram maravilhados que aquele lugar era sagrado. Por isso, o chamaram de Teotihuacan, lugar onde os deuses são feitos.
O complexo fica em um vale rodeado por montanhas e é impressionante ver a simetria da construção (pra mim, uma apaixonada por Iyengar yoga, tamanha simetria impressionou ainda mais rsrs). A maior das pirâmides, a do Sol, tem 65 metros e a subida deixa qualquer um com a língua de fora, mas vale muito a pena, a vista lá de cima é linda! A pirâmide da Lua é mais baixa, tem uns 45 metros e não é permitida a subida ao topo, mas os degraus são enormes, o que dificulta bem a brincadeira.
O interessante é que o sítio arqueológico foi encontrado por acaso quando estavam construindo uma estrada na região. Os operários se depararam com morros e quando iniciaram as obras encontraram as pirâmides, que estavam completamente cobertas por terra e vegetação.

Nascimento do Sol e da Lua
Contam que em uma ocasião bem no início dos tempos, todos os deuses estavam reunidos em meio a profunda escuridão decidindo qual deles iria iluminar a Terra recém criada. Dois deuses se prontificaram e foi estipulado que uma prova definiria o vencedor. Eles tinham que correr e saltar dentro do fogo. O deus mais rico e prepotente quis ser o primeiro, mas não conseguiu saltar no fogo em 3 tentativas. O outro deus, mais humilde, tentou em seguida e na 1a tentativa saltou no fogo. De lá saiu uma bola de fogo enorme, nascia assim o Sol. O outro deus irritado correu até o fogo e saltou, criando outra bola de fogo, menor, nascia a Lua. Como castigo a atitude dele, os outros deuses pegaram um coelho e bateram na Lua formando as manchas na superfície dela.

Nenhum comentário: