palavras do Guruji

viagens pelo mundo afora e pelo universo dentro de mim


"Você não precisa viajar a um lugar remoto para buscar a liberdade; ela habita seu corpo, seu coração, sua mente, sua Alma. A emancipação iluminada, a liberdade, a pura e imaculada felicidade estão a sua espera, mas você precisa escolher embarcar na jornada interior para descobri-las."
B.K.S. Iyengar em Luz na Vida

10 de setembro de 2011

A mãe de todos os asanas



Estou cada vez mais fascinada pelas posturas invertidas! Em Iyengar Yoga damos muita importância a elas e procuramos permanecer nelas por algum tempo para que os efeitos sejam mais eficazmente vivenciados. Aqui, publico uma tradução livre dos efeitos de Salamba Sarvangasana (Salamba = Suporte e Sarvangasana = Corpo Todo) do livro “Yoga, a gem for womem”, de Geeta Iyengar. Boa leitura e principalmente boa prática!
 

"Salamba Sarvangasana é um dos asanas mais benéficos. Se Sirsasana é o Rei, Sarvangasana é a Rainha de todos eles.
Enquanto Sirsasana desenvolve as qualidades masculinas de força de vontade, de nitidez do cérebro e da clareza de pensamento, Sarvangasana desenvolve as qualidades femininas de paciência e de estabilidade emocional. É considerado a mãe dos asanas.
Como uma mãe que luta a vida toda pela felicidade dos seus filhos, a mãe dos asanas, se esforça pela paz e pela saúde do corpo. Não é exagero chamar esse asana de ‘Trailokya Cintamani’, 'uma rara jóia entre os 3 mundos’.
Salamba Sarvangasana, como o nome indica, tem um efeito sobre todo o sistema. Devido à posição invertida, o sangue venoso é levado ao coração para purificação sem qualquer tensão por causa da força da gravidade. Sangue oxigenado circula na região do peito, aliviando falta de ar, asma, bronquite, doenças na garganta e palpitações. A postura ajuda muito em condições de anemia e no caso de baixa vitalidade.
Devido ao forte bandha entre o alto do peito e o queixo, as glândulas tireóide e paratireóide obtém ampla quantidade de sangue, aumentando assim a sua eficiência na manutenção do corpo e do cérebro em bom equilíbrio. Porque a cabeça permanece firme devido ao bandha, os nervos e o cérebro se acalmam, e a dor de cabeça desaparece. Doenças comuns como resfriados e distúrbios nasais são curados através da pratica desse asana.
Sarvangasana é extremamente calmante para o sistema nervoso e, portanto, é bom pratica-lo quando se está tenso, triste, irritado, cansado, ou quando sofrendo de esgotamento nervoso e insônia.
É uma excelente ajuda para a digestão e eliminação, para libertar o corpo de toxinas, para livrar de constipação, para curar úlceras intestinais e colites. Corrige distúrbios urinários e menstruais e deslocamento uterino. Traz paz, força e vigor para o praticante e é recomendado como o melhor tratamento de recuperação após uma doença prolongada.  
Para evitar doenças prolongadas e para manter uma saúde robusta, pratique Sarvangasana."

Guruji em Salamba Sarvangasana. Imagem # 234 de "Light On Yoga", de BKS Iyengar (pág. 212)
 

Nenhum comentário: