palavras do Guruji

viagens pelo mundo afora e pelo universo dentro de mim


"Você não precisa viajar a um lugar remoto para buscar a liberdade; ela habita seu corpo, seu coração, sua mente, sua Alma. A emancipação iluminada, a liberdade, a pura e imaculada felicidade estão a sua espera, mas você precisa escolher embarcar na jornada interior para descobri-las."
B.K.S. Iyengar em Luz na Vida

14 de dezembro de 2011

Parabéns querido Guruji*!


14 de Dezembro é uma data muito especial pra comunidade do yoga. Hoje B.K.S. Iyengar completa 93 anos de idade; 77 anos de prática constante e 75 como professor!
Bellur Krishnamachar Sundararaja (BKS) Iyengar nasceu no dia 14 de Dezembro de 1918 em Bellur, Índia. Sua infância foi muito difícil: ele foi vítima de malária, febre tifoide e tuberculose.
Aos 16 anos, foi introduzido ao yoga pelo seu Guru e cunhado, Sri T. Krishnamacharya e aos 18, foi mandado pra Puna, no Estado de Maharashtra, para ensinar e difundir o Yoga, pois sabia um pouco de inglês.
Sem a presença e os ensinamentos do seu Guru, em Pune Iyengar teve que embarcar na jornada interior sozinho, se dedicando com total comprometimento e sinceridade à sua pratica pessoal e aos alunos.
Mesmo pra quem não pratica Yoga, é emocionante ver B.K.S. Iyengar no Ramamani Iyengar Institute, em Puna, onde ele mora e ensina. Na última vez que estive lá, em 2009, todas as manhãs eu me surpreendia com sua presença na sala de prática fazendo asanas em longas permanências. Em Junho último, Iyengar esteve na China, onde aos 92 anos, ensinou multidões com energia e disposição indescritíveis. Muito inspirador!
Com eterno carinho e gratidão, felicito B.K.S. Iyengar!
* Guruji é uma maneira carinhosa de chamar o Guru (Mestre ou professor que dissipa a escuridão).

Nenhum comentário: