palavras do Guruji

Dani na estrada

viagens pelo mundo afora e pelo universo dentro de mim.



"Você não precisa viajar a um lugar remoto para buscar a liberdade; ela habita seu corpo, seu coração, sua mente, sua Alma. A emancipação iluminada, a liberdade, a pura e imaculada felicidade estão a sua espera, mas você precisa escolher embarcar na jornada interior para descobri-las."
B.K.S. Iyengar em Luz na Vida

23 de maio de 2014

āsana, prāṇā e arte

Começo esse post com um trecho do último livro de Geeta S. Iyengar  “Yoga in Action: Intermediate Course I”

“A prática de āsana-s é feita, em geral, visando uma sensação de bem-estar físico. Mas, junto com isso, é preciso desenvolver a arte da penetração, a arte da introspecção e a arte de olhar para a mente através do corpo. Este processo desenvolve coragem, desafia nossos medos internos e abre a mente, que muitas vezes quer permanecer em sua zona de conforto. Com a prática regular de āsana-s começa-se a sentir a disciplina e a liberdade da mente juntamente com a liberdade do corpo. Se a primeira jornada é do corpo à mente, a segunda é da mente ao corpo.
Este intercâmbio entre corpo e mente corrige a respiração e abre o canal para o prāṇa circular livremente. O prāṇa flutua e nada no corpo, atingindo cantos e recantos junto à corrente maior ou ao caminho principal, onde encontra a sua extensão, expansão, amplitude e profundidade. Isso faz o corpo interior banhar-se no prāṇa. O corpo é vitalizado com a energia prāṇika. Assim é o banho interno.”

Podemos definir prāṇa, partindo do mais denso ao mais sutil, como ar, respiração e energia vital. Desenvolvendo a arte da penetração, da introspecção e a de olhar para a mente através do corpo nos relacionamos com o prāṇa de maneiras mais profundas e conscientes. Inicialmente nos deparamos com nosso corpo mais vitalizado, funcionando harmoniosamente. Com o tempo de pratica, seguimos em direção ao objetivo último do yoga, que é a realização do que realmente somos.


prāṇa, yoga e arte

Ao fazer uma busca no Google por imagens artísticas de yoga e prāṇa encontrei várias muito interessantes. São trabalhos tão lindos que merecem ser divulgados.

Me encantei com a imagem do Kukkuṭāsana abaixo! A gravura "Prana" pertence a coleção Women and Nature da artista californiana Raina Gentry. No site http://www.raintree-studios.com/newfineartindex.html é possível ver todo o trabalho dela e ainda comprar as gravuras.









A tela abaixo, feita em tinta acrílica sobre tecido reciclado, também chama-se "Prana" (breath/life force). O nome da artista é Rhonna del Rio-Ascolese, uma americana-filipina que mora e pratica yoga em Los Angeles. O site dela chamado Filter Art é muito bacana. Veja mais em: http://www.yogaandartjourney.com/what-s-new 






Encontrei esta ilustração no site do estúdio de yoga "Sun and Moon" de Tóquio. Logo de cara gostei do que eles dizem na apresentação: "Não nos interessamos em yoga como uma mercadoria, marca ou competição. Por isso, nosso estúdio será sempre "roots", comunitário, liberal e orgânico. Amamos compartilhar a beleza e magia do yoga!" 
Infelizmente não encontrei mais nenhum trabalho do ilustrador Scott Herrington, uma pena!  http://sunandmoon.jp/past-workshops-2012/ 





Nenhum comentário: