palavras do Guruji

viagens pelo mundo afora e pelo universo dentro de mim


"Você não precisa viajar a um lugar remoto para buscar a liberdade; ela habita seu corpo, seu coração, sua mente, sua Alma. A emancipação iluminada, a liberdade, a pura e imaculada felicidade estão a sua espera, mas você precisa escolher embarcar na jornada interior para descobri-las."
B.K.S. Iyengar em Luz na Vida

30 de outubro de 2009

Marina Chaselon

Praticar Iyengar Yoga com Marina Chaselon em Buenos Aires foi uma experiência transformadora. Ouvi falar muito bem dela antes de ir para lá, mas fazia uma idéia muito diferente. É engraçado como nossas expectativas nunca convém com a realidade.... Consciente disso, viajei pra Bs As com bem poucas expectativas.
A idéia era aproveitar as tarifas baixas para Argentina passando um final de semana prolongado na capital portenha praticando com uma experiente professora de Iyengar Yoga. No mínimo, pensei, a cidade é lindíssima na primavera, eu preciso mesmo e uns dias de férias e fazer 2 aulas de yoga por dia é perfeito!
O clima estava ótimo mesmo e depois da 1ª pratica com a Marina me dei conta que as expectativas seriam superadas. Foi sensacional e até prolonguei a minha estada lá para a semana inteira.
O esquema do estúdio já é bem interessante. Funciona assim: no site (http://www.yogamarina.com.ar/), ela disponibiliza os horários das aulas nível I. O aluno novo precisa chegar 15 minutos antes de uma aula de Iyengar I começar para falar com ela. Os novatos no método, precisam assistir o começo da aula. Os mais experientes em Iyengar Yoga podem fazer a prática e logo que termina, a Marina diz em quais aulas podemos praticar e nos passa os horários da semana. Tem até 3 aulas por dia, exceto domingos e feriados (o legal pra quem vai ficar pouco tempo é fazer duas por dia). Todas as aulas são ministradas pela Marina e existem 5 diferentes níveis, com durações específicas (classe suave ou Intro, Iyengar I, II, III e IV). Assim, depois da primeira aula, montamos juntas o cronograma da minha semana de prática.
Fiz todas as aulas, exceto Iyengar IV, e amei todas. A Marina tem uma consciência corporal sensacional e sabe muito de Iyengar Yoga. Do cantinho da sala, ela dá as instruções e observa atentamente os alunos, que ela chama um a um pelo nome. As aulas são lotadas (a sala é bem grande) e mesmo assim ninguém passa desapercebido. Muito bacana!
Outra coisa que me chamou a atenção foi que ela ensina a usar um monte de props e todo mundo faz uso deles. Parece um parque de diversão! Ela até incrementou e desenvolveu alguns materiais. O suporte para Adho Mukha Vriksasana (parada de mãos), o de Pincha Mayurasana e o para estendermos mais as pernas nas posturas de pé são meus favoritos. Usei e abusei!
Reparei também que ela tem uma legião de alunos antigos e assíduos. Vi algumas caras todos os dias e até duas vezes no mesmo dia. Muito legal!
Agora, pra saber mais, só indo pra lá.


Parque de diversão temático: Iyengar Yoga


Foi a Marina quem tirou a foto dos brasileiros contentes

25 de outubro de 2009

ciclo de grandes conciertos

Sábado em Buenos Aires. Fizemos uma aula de manhã, muito boa, por sinal, e tiramos o resto do dia pra passear, fazer alumas comprinhas e ouvir boa música. Fomos a um concerto de graça na "Facultad de Derecho" na Av. Libertador. Lindo, lindo lindo!



23 de outubro de 2009

veg que te quero veg

estou adorando Palermo, tem um restaurante vegetariano a cada 2 blocos. ontem almoçamos tarde no Bio Orgânico, delicioso! hoje, entre uma prática e outra, fomos conhecer o buenos aires verde. também bem pertinho e bem gostoso. e foi a maior comilança! pedi tofu grelhado, com arroz com cogumelos e purê de abóbora. quando chegou os pratos, misturamos tudo. experimentei o risoto da Agnes e peguei um montão da polenta do Léo. a Ana não quis experimentar a comida de ninguém e nem conseguiu comer toda a salada com quinua que ela pediu!



22 de outubro de 2009

buenos aires mi amor!

estive muito acupada, trabalhando bastante, e por isso estou em falta em relação as atualizações do blog. consegui tirar uns dias de folga e resolvemos viajar, cair na estrada. cá estou de volta, thanks gods!

chegamos em Buenos Aires ontem umas 23h. aqui não tem horário de verão e ganhamos uma horinha a mais para dormir hoje de manhã. delícia! estamos hospedadas no Solar Soler, um bed&breakfast maravlhoso em Palermo, pertinho do estúdio da Marina Chaselon, com quem viemos praticar. agradeço a querida Karina pela dica: o Solar Soler é muito bacana! é uma casarão antigo tranformado em pousada, limpinho, lençois cheirosos, banho incrível, passarinhos e um café da manhã muito bom!



o dia está lindo, mapinha na mão, vamos passear!





Nossa primeira prática é só à noite, mas já demos uma passada no estúdio para aprender o caminho. a Marina disponibiliza os horários de Iyengar I no site. a primeira aula deve ser nesse nível e depois ela monta um cronograma de aulas de acordo com as possibilidades do aluno. É preciso chegar uns 15 minutos antes da aula começar para conversar com ela. estou bem ansiosa para conhecê-la!



marca registrada de Buenos Aires, os passeadores de cachorros estão em toda parte!