palavras do Guruji

viagens pelo mundo afora e pelo universo dentro de mim


"Você não precisa viajar a um lugar remoto para buscar a liberdade; ela habita seu corpo, seu coração, sua mente, sua Alma. A emancipação iluminada, a liberdade, a pura e imaculada felicidade estão a sua espera, mas você precisa escolher embarcar na jornada interior para descobri-las."
B.K.S. Iyengar em Luz na Vida

16 de outubro de 2013

Pārśvottānāsana com Geeta Iyengar

Garimpando no You Tube, é possível encontrar preciosidades! 

Esse vídeo da Geetaji ensinando Pārśvottānāsana foi gravado durante a convenção italiana de Iyengar Yoga em Montecatini realizada em 2002. Foi postado no You Tube em 2012 pela Associazione Iyengar Yoga Italia LOYI. A tradução simultânea pro italiano é feita pela ótima professora Sênior Gabriella Giubilaro, que esteve em São Paulo ministrando um workshop em Setembro último.




A seguir, a tradução livre do vídeo. Aproveitem e pratiquem 

Pārśvottānāsana

Quando vocês estão em pé assim com a distância entre as pernas pequena, vocês pensam que esão okay, mas estão na perna da frente. Se tenho que descender as nádegas, vou pra trás, mas isso (ela mostra a coxa posterior) está encurtando, porque eu soltei aqui (ela mostra a nádega). Então, eu levo a perna de trás mais pra trás, giro o pé pra dentro, movo essa frente da coxa pra trás (ela toca a perna de trás) e desço com a nádega. Vocês viram essa ação? É muito importante.
Eu movo o abdome pra cima e movo as nádegas pra baixo. Mas o que vocês fazem é levar o abdome pra dentro e as nádegas pra trás. E é aí exatamente que tudo vai errado.
Vou mostrar desse lado também. Se a distância é pequena estou agressivamente indo pra frente, é a agressividade do corpo indo pra frente. Quando você anda vai agressivamente assim, mas se você está indo pra trás, você vai devagar. Isso (andar pra trás) te faz humilde. Isso (ela anda pra frente) te faz correr. Vocês entendem a diferença?
No caso de vocês, quando estão em pé assim (ela se posiciona com pouca distância entre as pernas),  estão prontos pra ir a frente, e eu estou pedindo a vocês que fiquem atrás, estou pedindo que fiquem nesse lugar (ela demonstra a distancia correta entre as pernas). E é essa a mente que deve trabalhar.
Eu giro a pelves, se essa perna (ela mostra a de trás) está dobrada, eu a estico, se ao estende-la a nádega vai pra cima, eu delicadamente deslizo o pé mais pra trás. Assim estou sóbria ali e mantenho firme, com isso (ela mostra as nádegas) descendo. No caso de vocês, são (as nádegas) pra cima.
(instruções para a turma) Gire o pé direito pra dentro, pé esquerdo pra fora, gire completamente. Sua pelve direita girando em direção à esquerda. Não vá agressivamente pra frente, o tronco deve ir pra trás, desde a pelve inferior cresça pra cima. A perna de trás tem que estar esticada, joelho direito deve estar esticado. É a coxa direita que não vai pra trás, você deve move-la pra trás, abram o peito, olhem pra cima abrindo o peito. Para as mulheres grávidas, cóccix pra dentro. Todos, abram a região do esterno.
Agora mantendo o comprimento da parte anterior do tronco, expirem e desçam o tronco até a metade do caminho, coloquem as palmas no chão, elevem a cabeça, abram o peito, abram as laterais do tronco. Laterais do tronco pra cima, exalem e levem a cabeça pra baixo. Alonguem as laterais do tronco quando estão descendo o tronco.
Não sei porque aquela moça (ela mostra alguém) mantém os blocos se ela pode ir mais pra baixo, a de camiseta cinza. Cabeça pra baixo (falando ainda pra moça de cinza). Ela está se segurando nos blocos. É assim que eles trapaceiam. Eu ensino e eles me trapaceiam.
Vão adiante, alonguem as laterais do tronco. E agora, pressionando os dedos, eleve a cabeça, inspirem e elevem o tronco.

Nenhum comentário: