palavras do Guruji

viagens pelo mundo afora e pelo universo dentro de mim


"Você não precisa viajar a um lugar remoto para buscar a liberdade; ela habita seu corpo, seu coração, sua mente, sua Alma. A emancipação iluminada, a liberdade, a pura e imaculada felicidade estão a sua espera, mas você precisa escolher embarcar na jornada interior para descobri-las."
B.K.S. Iyengar em Luz na Vida

21 de novembro de 2014

Intensivo com Faeq Biria 2014

Já se passaram quase dois meses da última publicação. Dois meses desde a passagem de nosso querido Guruji Iyengar. Tempo em que refleti muito buscando a presença dele na pratica constante de seus ensinamentos. A cada dia me sinto mais grata e feliz pela oportunidade de seguir esse caminho tão transformador e revelador. Serei eternamente grata ao yoga e a BKS Iyengar!

Acabo de voltar da Fazenda Maristela, em Tremembé, no Estado de São Paulo, onde todos os anos, temos a honra de receber o professor Faeq Biria para 5 dias de curso intensivo, mais 3 dedicados ao processo de certificação de professores de Iyengar Yoga. 

Faeq Biria é um dos alunos mais antigos do Guruji, tendo o acompanhado diretamente por bem mais de 30 anos. Responsável pelo processo seletivo em diversos países, é um professor maravilhoso, dono de uma memória e capacidade de síntese impares, e dedicadíssimo a disseminar e manter a autenticidade dos ensinamentos do Guruji. E durante esse intensivo, Śrī Faeq estava especialmente inspirado e inspirador. Ele nos contou muitas passagens suas na companhia do Guruji e todos sentimos a presença de BKS Iyengar, apesar de ele nunca ter estado fisicamente na América do Sul. Foi muito lindo!

Foram dias muito intensos de práticas. A primeira do dia iniciava às 7h com āsana-s até às 10h. Depois de um suco ou chá, às 11h, voltávamos para a prática de prāṇāyāma até o meio dia. Em seguida era servido o almoço vegetariano e tínhamos um longo intervalo até às 16h, quando voltávamos para mais uma prática de āsana-s, quando as invertidas Salamba Śīrṣānsa, Salamba Sarvāṅgāsana e suas variações eram incluídas.

ज्य गुरु




Momentos antes da chegada do Faeq na sala de pratica: alunos e tradutora a postos



Na noite de 14 de Novembro, kirtans com o recém formado grupo Cabeça de Elefante




Fazenda Maristela: (acima) nossa sala de pratica e (mais acima) a vista de dentro dela




Depois do jantar: Assembléia da Associação Brasileira de Iyengar Yoga ABIY



Estilo de vida yogui desde muito cedo: Flora grudada na barra da saia da mãe



Turma querida reunida: só sorrisos!

Nenhum comentário: