palavras do Guruji

viagens pelo mundo afora e pelo universo dentro de mim


"Você não precisa viajar a um lugar remoto para buscar a liberdade; ela habita seu corpo, seu coração, sua mente, sua Alma. A emancipação iluminada, a liberdade, a pura e imaculada felicidade estão a sua espera, mas você precisa escolher embarcar na jornada interior para descobri-las."
B.K.S. Iyengar em Luz na Vida

20 de outubro de 2008

vegan: ser ou não ser

Sou ovo-lacto-vegetariana há uns 8 anos e passo muito bem, obrigada! Como super bem e estou ótima! Mas antes, comia carnes a vontade. Adorava churrasco, coração de galinha e peixe. Apesar de gostar, quando criança, virava e mexia eu chegava em casa falando da dieta vegetariana. Ninguém me levava a sério! Meus pais sempre defenderam o consumo de carne. Eu também logo esquecia da idéia quando minha mãe preparava suas especialidades, lasanha de carne moída; filé de peixe enroladinho com presunto e banana; ou ainda seu filê de de frango a parmegiana... Nossa, hoje não posso nem pensar nisso... Me dá arrepios (rsrs). Como a gente muda — que bom!
Em 2001 fui pra Índia pela 1ª vez. Eu já praticava yoga há um ano e tinha parado de comer carne vermelha como o primeiro passo da adaptação ao vegetarianismo. Na primeira noite em Délhi, uma noite bem mal dormida — por sinal — em um quartinho barato e gelado, tive um sonho tão marcante que me fez tirar todas as carnes da dieta.
Sonhei que eu era um tigre faminto e estava na frente de uma vaca. Estava morrendo de fome e para viver, precisava matar. Para conseguir matar, eu — uma fera — senti uma raiva tão violenta, que me deu a força para rasgar o couro duro da vaca com minhas presas. Sangue por toda parte e escorrendo da minha boca enorme... Foi uma experiência tão intensa que me transformou!
Que bom que não sou fera; que bom que posso fazer escolhas em relação ao que comer!
O veganismo é ainda mais radical. Os veganos não comem nenhum tipo de carne, nem produtos derivados de animais, como leite, ovos, queijos e mel. Ainda não me sinto preparada para isso (adoraria!), mas vale muito a pena assistir o vídeo. Super coerente e sem nenhum tipo de apelação, em 10 minutinhos, eles mostram algumas razões que eu nem tinha pensado, a favor da redução do consumo de produtos animais. Pensem nisso também!

Um comentário:

é disse...

Vegeterian oui, Vegan non, mon ami!
Muito radical pra mim que elimino a carne da minha vida pra ajudar na diminuição do impacto na natureza e na diminuição de matança indiscriminada a animais.
Mas muito bom o texto e vídeo.
Bjs, bon journée!