palavras do Guruji

viagens pelo mundo afora e pelo universo dentro de mim


"Você não precisa viajar a um lugar remoto para buscar a liberdade; ela habita seu corpo, seu coração, sua mente, sua Alma. A emancipação iluminada, a liberdade, a pura e imaculada felicidade estão a sua espera, mas você precisa escolher embarcar na jornada interior para descobri-las."
B.K.S. Iyengar em Luz na Vida

10 de dezembro de 2009

Yoga e Futebol

No último workshop da Formação em Iyengar Yoga, o Kalidas, nosso professor, propôs uma discussão interessante: por que seguimos e estudamos os Yoga Sutras de Patanjali se somos hatha yoguis? 1º fomos procurar no livro clássico os aforismos que fizessem referência aos asanas. Achamos 2 ou 3, bem poucos em relação ao livro todo (aproximadamente 195 sutras).
Ontem em uma conversa com o professor Pedro Bara, ouvi uma explicação que vale reproduzir aqui. Assim absorvi: haveria dois motivos principais.
O primeiro seria mais relacionado ao próprio B.K.S. Iyengar e a necessidade dele de validar seus insights e experiências ao longo desses 75 anos de prática ininterrupta, se utilizando do grande clássico do assunto – os Yoga Sutras de Patanjali. Segundo Faeq Biria, professor Sênior responsável pela Certificação no Brasil, B.K.S. Iyengar é o mais tradicional e ao mesmo tempo moderno yogui da atualidade. Ele iluminou e atualizou um conhecimento de mais de 2 mil anos.
O segundo motivo tem a ver com o título desta postagem. Yoga, assim como futebol, tem várias escolas, onde existem diferentes táticas e técnicas, como Hatha Yoga, Bhakti Yoga, Jnana Yoga... Cada linhagem possui seu próprio livro de regras específicas. No Hatha Yoga, por exemplo, um desses livros é o Hatha Yoga Pradipika que ensina as diversas técnicas específicas dessa escola de Yoga, como as posturas, as técnicas de respiração, kriyas etc. Nesta analogia com o futebol, os sutras de Patanjali seriam nossas regras gerais do assunto, onde aprenderíamos qual é o Gol do Yoga, seu caminho e meta.
Achei muito bacana!

Nenhum comentário: