palavras do Guruji

viagens pelo mundo afora e pelo universo dentro de mim


"Você não precisa viajar a um lugar remoto para buscar a liberdade; ela habita seu corpo, seu coração, sua mente, sua Alma. A emancipação iluminada, a liberdade, a pura e imaculada felicidade estão a sua espera, mas você precisa escolher embarcar na jornada interior para descobri-las."
B.K.S. Iyengar em Luz na Vida

9 de dezembro de 2013

Bandagem para Ṣaṇmukhi Mudrā



Encerrando o ano de 2013, no mês de dezembro do calendário “Body is my first prop”, BKS Iyengar fala sobre o uso da bandagem durante a pratica de yoga. Confiram a tradução livre a seguir.



“Um grande filósofo e pensador, J. Krishnamurti em suas palestras costumava mencionar “mente passiva alerta”. Em amukhi Mudrā eu sentia esse estado de passividade alerta no cérebro e na mente. Krishnamurti veio até mim para aprender yoga. Ele costumava dizer que atingir esse estado é muito difícil e levaria anos para cultivá-lo.

Um dia, enquanto falávamos sobre a “mente passiva alerta”, demonstrei amukhi Mudrā nele. Ele também sentiu que era a mesma condição e ficou muito feliz de experimentá-la.

Contei a ele a estória de Ramakrishna Paramahamsa.
Alguns praticantes de Hatha Yoga atravessaram um rio e encontraram-se com ele. Eles contaram que após anos de sādhana (pratica), eles alcançaram uma siddhi (perfeição, poder mágico) pela qual podiam andar sobre a água e que tinha sido assim que tinham se encontrado com ele. Ramakrishna disse despreocupadamente, ‘Oh, porque vocês passaram por tantos problemas por tantos anos, quando, se vocês tivessem dado a um barqueiro alguns paisas (unidade monetária da Índia usada na época), ele os teriam atravessado o rio!’

Amarrei uma gravata em volta dos olhos de Krishnamurti criando a mesma sensação e falei a ele que usando uma gravata ou um lenço poderíamos alcançar o mesmo efeito imediatamente, então por que lutar durante anos? Nós dois demos uma boa risada!

amukhi Mudrā foi o ponto inicial do desenvolvimento da bandagem como um prop (suporte, acessório). Não são todos que podem fazer amukhi Mudrā, porque é dolorido e difícil manter os dedos das mãos sobre os olhos e face por muito tempo sem criar nenhuma tensão. Durante uma aula era difícil dar amukhi Mudrā para todos os alunos devido à restrição de tempo. ‘Como todos podem experimentar amukhi Mudrā simultaneamente?’, era uma questão persistente em minha mente.

Naqueles tempos, os homens costumavam usar Hanuman Langot (um pedaço de tecido de 1 a 1,5 metros de comprimento e 4 a 5 dedos de largura, usado como roupa de baixo para suportar os órgãos genitais). Achei que era muito versátil. Enrolei ao redor dos olhos tentando uma gama de pressões. Com alguns ajustes, senti a mesma condição de “mente passiva alerta” de quando as têmporas estão relaxadas.

Tentei diferentes materiais porque o uso do Hanuman Langot não seria aceito pela sociedade. Finalmente, a bandagem elástica ofereceu os resultados desejados.” 

                   Ilustração da internet demonstrando Ṣaṇmukhi Mudrā sem o uso da bandagem





Nenhum comentário: