palavras do Guruji

viagens pelo mundo afora e pelo universo dentro de mim


"Você não precisa viajar a um lugar remoto para buscar a liberdade; ela habita seu corpo, seu coração, sua mente, sua Alma. A emancipação iluminada, a liberdade, a pura e imaculada felicidade estão a sua espera, mas você precisa escolher embarcar na jornada interior para descobri-las."
B.K.S. Iyengar em Luz na Vida

18 de dezembro de 2013

Respiração como agente conector e unificador


Prashant Iyengar possui maneiras muito próprias e esclarecedoras de transmitir seus ensinamentos. Muitas vezes em suas aulas, ele usa vocabulário próprio e faz metáforas simples, mas muito acertadas para explicar conceitos filosóficos difíceis de entender. Sua linguagem é cheia de símbolos e sacadas geniais. Aqui, ele fala sobre a respiração como agente conector, coletor e unificador. Mais uma gota do oceano de sabedoria do Yoga.

Trecho de entrevista concedida em 12 de Julho de 2013 a estudantes mexicanas que estavam praticando no RIMYI. A entrevista completa — excelente, por sinal! — se encontra no site Iyengar Yoga center do México http://www.yogacenter.com.mx/articulos/entrevista_prashant.html
Vale muitíssimo a leitura e a reflexão.

Pergunta: Quais outros agentes, além da respiração, te permitem conectar-se, coletar-se (reunir-se) e unificar-se?

Prashant: Bem, a respiração é o melhor agente para este fim. Se você quer ter um edifício construído precisa de cimento, o concreto é o melhor material: unifica, junta etc. Assim, a respiração é o mais importante fator para conectar o corpo com a respiração, o corpo com a mente, o corpo com os órgãos, mente e corpo, mente e órgãos, sentidos e corpo, sentidos e órgãos. É como "cola". Assim é a natureza da respiração.

A respiração não é o ar. Quando está fora de seu corpo é ar, mas uma vez que entra, se converte em substância, tem personalidade única. Seu corpo e sua mente têm antecedentes genéticos, a respiração não tem antecedente genético, seu corpo e sua mente têm origens étnicas, como vocês que são todas mexicanas, não há nada como a respiração mexicana ou a respiração hindu. Seu corpo é mexicano, sua mente é mexicana, o corpo é hindu, a mente é hindu, mas não sua respiração. Assim como não há informação genética, não há etnia, não há fronteiras. O corpo e a mente têm limites: casta, credo, gênero, status, altura, condição, isso não se aplica para a respiração. Não há algo como uma respiração feminina ou masculina, não há respiração anciã ou jovem, não há respiração hindu ou cristã, por isso a respiração não tem limites.

A respiração tem antecedentes cósmicos e é o melhor agente que podemos usar. A respiração não tem uma religião, não tem nenhuma afiliação, afinidade ou fé, nem nacionalidade, a respiração é ar fresco. A cada quatro segundos se foi e veio, por isso temos um recém-nascido a cada respiração. Um bebê não tem religião, não tem nenhuma fé, um bebê é apenas um bebê.

Uma nova respiração a cada quatro segundos, quinze respirações por minuto, que é a média, mas é sempre fresca e como um bebê recém-nascido cria harmonia na família. O bebê é como um Deus, mesmo quando há discórdia entre as pessoas, a família se reúne. Antes de o bebê nascer estavam lutando pelas propriedades, por suas próprias partes etc, mas quando o bebê nasce todos se reúnem.

Há um novo bebê que cria a afiliação que mencionei em sala de aula esta manhã: um bebê recém nascido une os membros de uma família, assim a respiração unifica os assuntos da mente e do corpo. Esse é o melhor agente que podemos usar.




ilustração “Lungs” de Herbs of Birds http://society6.com/artist/herdsofbirds

Nenhum comentário: