palavras do Guruji

viagens pelo mundo afora e pelo universo dentro de mim


"Você não precisa viajar a um lugar remoto para buscar a liberdade; ela habita seu corpo, seu coração, sua mente, sua Alma. A emancipação iluminada, a liberdade, a pura e imaculada felicidade estão a sua espera, mas você precisa escolher embarcar na jornada interior para descobri-las."
B.K.S. Iyengar em Luz na Vida

18 de junho de 2015

21 de junho: Dia Internacional do Yoga!

Dia Internacional do Yoga por ABIY (Associação Brasileira de Iyengar Yoga)
A ONU aprovou por unanimidade o 21 de junho como Dia Internacional do Yoga, data que coincide com o Solstício de inverno no hemisfério Sul e de verão no hemisfério Norte. Na ocasião da aprovação em 11 de dezembro de 2014, 175 países, incluindo o Brasil e a Índia co-patrocinaram a resolução. 
Em comunicado a todas as Associações de Iyengar Yoga, Geeta Iyengar sugeriu um programa de prática destinado aos praticantes regulares.
Geetaji declarou: “O dia 21 de junho foi declarado pelas Nações Unidas como o Dia Internacional do Yoga, o qual será celebrado no mundo inteiro. Para nós, todo dia é dia do yoga. Entretanto, em respeito a este dia especial, cujo conceito foi sugerido pelo Guruji B.K.S. Iyengar em uma palestra em Bangalore entre 2011 e 2012, visando respeita-lo, pensamos em uma sequência especial para esse dia.”
Se você é um praticante regular de Iyengar Yoga reserve algumas horas do dia 21 para praticar a sequência de āsanas e prāṇāyāmas sugerida pela Geetaji (sequência mais abaixo). É uma ótima oportunidade para praticar seguindo o sequenciamento desta grande mestra sem precisar ir até o Instituto RIMYI em Puna.
Para quem ainda não tem familiaridade com os āsanas nem com a nomenclatura em sanscrito, algumas escolas de Iyengar Yoga vão celebrar essa data com aulas abertas.
Boa pratica e Feliz Dia Internacional do Yoga!
Sequência destinada a alunos com prática regular:
Invocações a Patañjali e ao Guru
Asanas
01. Tadasana

02. Namaskarasana

03. Urdhva Hastasana

04. Uttanasana

05. Adho Mukha Svanasana
06. Urdhva Mukha Svanasana
07. Uttanasana

08. Tadasana

09. Utthita Trikonasana

10. Utthita Parsva Konasana
11. Virabhadrasana I

12. Parivrtta Trikonasana

13. Parsvottanasana

14. Prasarita Padottanasana
15. Dandasana

16. Janu Sirsasana

17. Paschimottanasana

18. Adho Mukha Upavishta Konasana
19. Virasana–Parvatasana

20. Svastikasana–Parvatasana
21. Parsva Dandasana

22. Bharadvajasana I

23. Marichyasana I

24. Urdhva Mukha Svanasana
25. Dhanurasana
26. Ustrasana

27. Adho Mukha Svanasana

28. Sirsasana

29. Sarvangasana

30. Halasana

31. Chatushpadasana

32. Setu Bandha Sarvangasana
33. Savasana
Pranayama
1. Pranayama em Savasana: 15 ciclos de Ujjayi
2. Pranayama em Svastikasana ou em Virasana: 15 ciclos de Ujjayi; 8 ciclos de Viloma I (inspiração, pausa); 8 ciclos de Viloma II (expiração, pausa)
Savasana
Meditação (sentado)
Invocação

Carta do Embaixador da Índia aos brasileiros
UMA MENTE LIVRE DE QUAISQUER DISTÚRBIOS É YOGA (Yoga Sutras de Patanjali)
Saudações do Embaixador da Índia e do povo da Índia a todos os brasileiros;
Aproveito esta oportunidade para lhes falar sobre o Dia Internacional do Yoga, que está sendo celebrado no dia 21 de junho de 2015 pela primeira vez. 175 países, incluindo a Índia e o Brasil, por unanimidade aprovaram a Resolução 69/131 da ONU, em 11 de dezembro de 2014, para celebrar este dia, e o mundo inteiro vai se juntar às celebrações. O Yoga é conhecido de um grande número de brasileiros, e muitos de vocês já sentem os bons efeitos deste valioso sistema; nosso objetivo agora é espalhar sua mensagem por todo o comprimento e largura deste belo país.
Vamos fazer um webcast ao vivo em 21 de junho de 2015, a partir de 10h30 da manhã, para celebrar este dia especial com você. Vamos demonstrar a teoria e a prática do Yoga. Os Correios do Brasil concordaram em lançar um selo comemorativo na ocasião. Detalhes do programa serão postados no Facebook e no nosso website. Todos estão encorajados a participar, não importa a idade: você pode ter 9 ou 90 anos! A única coisa que você precisa é de uma conexão de internet e de um colchonete; você poderá imediatamente começar a fazer os asanas (posturas) básicos e exercícios respiratórios que podem beneficiar sua vida para sempre. O Yoga é um sistema completo de exercícios físicos e mentais que farão você sentir-se mais saudável, alerta e cheio de energia, mesmo enquanto envelhece. O Yoga pode ajudá-lo a alcançar uma boa saúde, felicidade e prosperidade - os três importantes elementos de uma vida plena. E da mesma forma como ajuda os indivíduos, também ajuda sociedades e, consequentemente, nações a aproveitar as energias positivas para o progresso. Então porque não tirar proveito da antiga prática indiana do Yoga, que tem servido a humanidade por mais de 2500 anos? Além disso, você não terá que pagar nada, é absolutamente gratuito, tudo que pedimos são poucos momentos do seu valioso tempo. A intenção de Deus e da natureza sempre foi que as melhores coisas da vida fossem gratuitas.
A Índia tem muito orgulho de compartilhar com o Brasil e com o resto do mundo nossa herança do Yoga, universalmente conhecido por ser benéfico para a saúde. O grande Guru do Yoga, BKS Iyengar, habilmente descreveu o que uma boa saúde significa para nós quando disse: "plantas e árvores saudáveis produzem flores e frutos abundantes. Da mesma forma, de uma pessoa saudável, sorrisos e felicidade irradiam como os raios do sol". Junte-se a nós na divulgação da mensagem do Yoga em nossa busca comum por uma boa saúde, felicidade e prosperidade para todos.
Viva o Brasil! Viva a Índia! Viva a amizade entre a Índia e o Brasil!

2 comentários:

Harish disse...

Wonderful Dani. Congratulations

Harish disse...

Wonderful Dani. Congratulations