palavras do Guruji

viagens pelo mundo afora e pelo universo dentro de mim


"Você não precisa viajar a um lugar remoto para buscar a liberdade; ela habita seu corpo, seu coração, sua mente, sua Alma. A emancipação iluminada, a liberdade, a pura e imaculada felicidade estão a sua espera, mas você precisa escolher embarcar na jornada interior para descobri-las."
B.K.S. Iyengar em Luz na Vida

29 de junho de 2015

Āsana de junho: Uṣṭrāsana

Curve-se para trás com o camelo 







Uṣṭra = camelo

Uṣṭrāsana vem classificado por BKS Iyengar no “Light on Yoga” com o grau de dificuldade 3 e é o primeiro āsana de extensão da coluna, ou retroflexão, do livro. 

É uma postura simples, que prepara e tonifica o corpo para a pratica de retroflexões mais avançadas. A pratica regular de Uṣṭrāsana traz mobilidade aos ombros e abre o peito.

Nossas tarefas diárias geralmente envolvem movimentos de flexão da coluna, curvando-a para frente. Raramente curvamos a coluna para trás. As retroflexões alongam a coluna em um movimento côncavo e são muito importantes, pois ao estender a coluna anterior, o sangue circula mais livremente nessa região. A abertura do peito nessas posturas energizam os pulmões e a respiração se torna profunda fazendo com que mais sangue oxigenado circule por todo o corpo.

As extensões da coluna são rejuvenescedoras. Elas geram energia e coragem e combatem a depressão. Abrem o peito e deixam a coluna flexível. Os braços e ombros se tornam fortes. A mente e o corpo se tornam alertas.

Ao praticar Uṣṭrāsana e as demais retroflexões:

• Mantenha a musculatura das costas suave e gradualmente treine sua coluna para curvar para trás.

• Preste mais atenção às áreas mais rígidas para não sobrecarregar as mais flexíveis.

• Não mantenha os músculos tensionados, pois isso impede os movimentos e pode causar lesões.

• Aprenda a desenvolver uma extensão bem distribuída por toda a coluna.

• Os praticantes mais flexíveis devem ser cuidadosos em criar uma extensão igual na parte frontal e posterior do corpo. Estender demais em uma parte, por exemplo, na região lombar, vai causar lesões.

• Se as costas ficam doloridas, cuidados devem ser tomados para evitar pinçar a lombar.

• O sacro e o cóccix devem SEMPRE mover-se para longe da lombar.

• É comum sentir náusea. Isso pode acontecer porque o fígado é estendido, mas não é perigoso. Também pode aparecer dor de cabeça se a respiração estiver irregular ou se o praticante prender a respiração. Sentir tontura ao subir ou descer da postura também é comum. Se isso acontecer, flexione o tronco a frente logo em seguida. 

Efeitos de Uṣṭrāsana no “Light on Yoga”

Remove rigidez dos ombros e corrige pequenas deformidades das pernas. Os tornozelos se tornam fortes e a musculatura das pernas se desenvolve igualmente. O diafragma é elevado massageando suavemente o coração. As costas e os órgãos abdominais são tonificados e o peito é desenvolvido por estar completamente expandido.

Bibliografia:

"Light on Yoga", B.K.S. Iyengar
"Yoga a Gem for Women", Geeta Iyengar
"Yoga the Iyengar Way", Silva, Mira & Shyam Mehta

Nenhum comentário: