palavras do Guruji

viagens pelo mundo afora e pelo universo dentro de mim


"Você não precisa viajar a um lugar remoto para buscar a liberdade; ela habita seu corpo, seu coração, sua mente, sua Alma. A emancipação iluminada, a liberdade, a pura e imaculada felicidade estão a sua espera, mas você precisa escolher embarcar na jornada interior para descobri-las."
B.K.S. Iyengar em Luz na Vida

18 de julho de 2008

Le Scaphandre et le Papillon


No almoço, uma amiga querida comentou sobre o filme. Ela não assistiu, mas tinha ouvido falar que é sensacional. Estava tranqüilo de trabalho na produtora e decidimos assistir. À tarde. Quer coisa melhor?
Valeu muito a pena! O filme é belíssimo, bastante aflitivo, confesso, mas de uma sensibilidade tocante. Em muitas cenas, a gente enxerga literalmente com o olho do personagem principal. E a trilha sonora também é ótima!
Vejam o trailer em http://www.lescaphandre-lefilm.com/


Antes do filme começar apareceu uma legenda na tela dizendo que é proibido fotografar ou gravar lá dentro. Bom, nessa cena estava tocando Ultraviolet do álbum Achtung Baby do U2 e não resisti.

Deu até pra sentir o vento na cara deles, viajando de carro. Quando eu morei em Los Angeles, em 91 – puts, faz um tempão – eu ouvia esse som direto no fone de ouvido andando de patins. Sabe aqueles patins in line? Maior curtição, andava pela orla de Venice Beach até Malibu. Mas faz tempo e a memória vai falhando.
O filme fala da memória...
Me fez lembrar também que teve uma época que eu tinha uns pesadelos recorrentes. Neles, eu simplesmente não conseguia me comunicar. Ou a voz não saia, ou as pessoas não entendiam o que eu estava falando, ou eu não falava a língua deles. Super frustante. Eu sofria horrores.
E não é que acontece isso com o personagem do filme.

Nenhum comentário: