palavras do Guruji

viagens pelo mundo afora e pelo universo dentro de mim


"Você não precisa viajar a um lugar remoto para buscar a liberdade; ela habita seu corpo, seu coração, sua mente, sua Alma. A emancipação iluminada, a liberdade, a pura e imaculada felicidade estão a sua espera, mas você precisa escolher embarcar na jornada interior para descobri-las."
B.K.S. Iyengar em Luz na Vida

28 de julho de 2008

meditar todo dia

Fiz um pacto comigo mesma: meditar pelo menos 20 minutos de 22 julho até cinco de agosto. O período foi determinado por um transito astrológico que achei bem propício a meditação e como eu andava bem preguiçosa, a astrologia deu a forcinha que faltava.
Nesses dias, o planeta Mercúrio está passando pela Casa 12 do meu mapa natal. Segundo os astrólogos, neste período estou fechando um ciclo pessoal de Mercúrio. Essa fase pede recolhimento, introspecção. Este é um período necessário de auto-análise, e ideal para eu me voltar com muita intensidade para este processo de auto-conhecimento. Bingo! Nada mais apropriado do que mergulhar na meditação.
É curioso: parar 20 minutinhos que sejam do nosso dia pode parecer moleza, mas na pratica é outra história. Tem fases que é mais fácil, mas em outras é punk encontrar a disciplina. Um dia sim, outro não, dois sim, cinco não, assim até é mais fácil, mas todos os dias, não é moleza não.
Prefiro meditar de manhã, depois do banho, mas antes de todo o resto. As vezes —tipo hoje que sai correndo de casa pra produtora—vou ter que praticar quando chegar em casa. Aí é difícil, porque tem a televisão que fica me chamando, o Sudoku que “preciso” terminar ou o livro maravilhoso que estou lendo...
O que quero mesmo é meditar todo dia, ver se engato a 1ª e as outras marchas vem mais facilmente. Comecei assim, estipulando um período bem curto pra meditar (menos de 15 dias, 25 minutos cada dia) para ver se pego no embalo e consigo passar meses meditando todos os dias, faça chuva ou faça sol.

Agora vai uma sessão tipo Serviços (afinal, não dá pra negar minhas raízes jornalísticas):
Pra receber seus trânsitos astrológicos gratuitamente ou fazer seu mapa de nascimento (é bem baratinho!), entre no site http://personare.com.br/
E pra quem quer meditar e se interessa por budismo, mas não sabe bem por onde começar, uma boa pedida é iniciar com a Comunidade Zen Budista Zendo Brasil http://www.zendobrasil.org.br/. Sua fundadora, a monja Coen é uma pessoa incrível, e as praticas de meditação são bem interessantes. Faz tempo que não apareço no templo — desde que a sede mudou de endereço, uma vergonha! — mas recomendo.
Meditação também é uma pratica comum na tradição do Yoga. Existem linhagens mais focadas nessa prática do que outras, mas todas elas reconhecem a importância da meditação, ou como caminho pro auto conhecimento, ou de união com o Eu interior, ou de ampliar a consciência, ou pelo simples fato da gente se sentir muito bem quando medita com regularidade.

Um comentário:

. disse...

E aí, Daaaani! Tá meditando todo dia?? Qual técnica vc usa, babe? Eu sempre medito com o Om...muitos beijos e muitas meditações, minha lindíssima amiga. Nic