palavras do Guruji

viagens pelo mundo afora e pelo universo dentro de mim


"Você não precisa viajar a um lugar remoto para buscar a liberdade; ela habita seu corpo, seu coração, sua mente, sua Alma. A emancipação iluminada, a liberdade, a pura e imaculada felicidade estão a sua espera, mas você precisa escolher embarcar na jornada interior para descobri-las."
B.K.S. Iyengar em Luz na Vida

22 de julho de 2008

Respirar é tudo

Ontem foi dia de banho pros meus cachorros. Cheguei em casa morta de saudade e louca pra vê-los limpinhos e super felizes. Eles adoram! Brincamos, beijamos, uma verdadeira festa.

Logo em seguida, comecei a espirrar e tive uma baita crise de bronquite. Um saco! Fazia quase um mês que não me faltava o ar. Tomei duas bombadas de Seretide e em alguns minutos, estava respirando normalmente.

Como respirar direito é importante. Quando a respiração fica difícil bate a maior tristeza, é muito ruim. O mais louco é que muita gente não sabe respirar. Como o processo é automático, a gente nem dá atenção pro ar entrando e saindo das narinas — pois é, as narinas servem para respirar e a boca pra falar e comer!

Fiquei pensando que talvez ter bronquite desde criança tenha servido pra alguma coisa: aprendi — na marra — que nossas emoções estão ligadas com a nossa respiração. Se respiramos profundamente, com calma, a mente vai junto, fica quetinha. Do contrario é só confusão e raiva. O yoga também ensina isso, mas talvez eu dê ainda mais valor pra respiração por causa das crises de falta de ar.

Ontem fiquei tão feliz apenas de respirar depois da crise. Foi tão bom encher os pulmões e depois esvazia-los sem pressa, depois mais uma vez, inspirar, expirar, inspirar mais uma vez...

A Jori, a Piu e o Chai adoram tomar banho, quando a gente chega eles ficam se mostrando, orgulhosos de estarem tão limpinhos!

Nenhum comentário: