palavras do Guruji

viagens pelo mundo afora e pelo universo dentro de mim


"Você não precisa viajar a um lugar remoto para buscar a liberdade; ela habita seu corpo, seu coração, sua mente, sua Alma. A emancipação iluminada, a liberdade, a pura e imaculada felicidade estão a sua espera, mas você precisa escolher embarcar na jornada interior para descobri-las."
B.K.S. Iyengar em Luz na Vida

6 de agosto de 2008

Prática pessoal

Cada vez mais me encanto com minha prática pessoal. B.K.S. Iyengar e os professores mais experientes insistem na importância de se praticar em casa e durante os workshops de formação, o Kalidas não cansa de repetir que mesmo os alunos menos experientes devem ter os próprios materiais e criar a disciplina de praticar sem a presença de um outro professor.
Ontem demanhã depois de uma aula muito gostosa estava conversando sobre isso com uma amiga, a Karina — uma professora de yoga geminiana boa de papo!
E não é que praticar em casa é maravilhoso! Na prática pessoal a gente pode experimentar mais profundamente os efeitos de alguns asanas, estipulando pernanências mais longas, ou montar uma seqüência especialmente pra gente. É gostoso também deixar fluir e sentir que naturalmente um asana pede outro logo em seguida... Assim, aos poucos, mergulhamos cada vez mais profundamente dentro da gente e despertamos nossa consciência corporal.
Falando em consciência corporal, vi um trechinho de um documentário sobre o ginasta Diego Hypólito e a mãe dele falava sobre o grau de consciência do próprio corpo que ele tem. Parece que Diego consegue perceber cada parte do corpo durante seus movimentos, até os mais rápidos. Acho que é meio assim: ele percebe a ponta do dedo da mão quando está no ar de ponta cabeça durante a execução de um salto mortal — existe esse salto? — que dura um piscar de olhos. É mole?
Bom, de volta a minha realidade: hoje fiz uma prática bem gostosa em casa. Poucos asanas, longas permanências e uma meditação de 30 minutos para encerrar. Delicioso!

2 comentários:

. disse...

Dani, estava pensando em prática pessoal hj também...dar aula é incrivel. Transmitir o conhecimento é fundamental para se aprender mais...mas nada se compara a nossa prática pessoal...a vivência é outra, o prazer...sem falar que é através da nossa pratica pessoal que nos aperfeiçoamos como professores...muitos beijos. Nic

renatacastilho disse...

daniiiii to morrendo de saudades,,,, me escreve georgeacosta.netto@gmail.com... estou morando em Bologna, e sempre penso em voce!!!! como andam as coisas???? vem me visitar quando puder....

te amoooooooooooooooooooooooooooo

beijocas

Georgea