palavras do Guruji

viagens pelo mundo afora e pelo universo dentro de mim


"Você não precisa viajar a um lugar remoto para buscar a liberdade; ela habita seu corpo, seu coração, sua mente, sua Alma. A emancipação iluminada, a liberdade, a pura e imaculada felicidade estão a sua espera, mas você precisa escolher embarcar na jornada interior para descobri-las."
B.K.S. Iyengar em Luz na Vida

14 de fevereiro de 2010

Kumbh Mela Haridwar 2010








É a segunda vez que estou na Índia durante um Kumbh Mela (maior encontro religioso do mundo!). A primeira, em 2001, fiquei apreensiva com as notícias no jornal. Era muita gente: o Maha Kumbh Prayag em Allahabad reuniu 74.4 milhões de pessoas durante o mês de comemorações. Tive uma prévia em Varanasi, onde encontrei alguns Naga Sadhus indo embora, e no trem na ida pra esta cidade, quando acordei na madrugada rodeada por olhos arregalados e vermelhos. Estávamos em duas meninas, sem lugar pra dormir, pouca grana pra contratar um guia indiano... Preferi não arriscar.
Sem planejar, tive a sorte de vir para cá esse ano durante o Kumbh Mela em Haridwar (que fica a poucos kms de Rishkeshi, onde eu estaria). Estava empolgada, mas as datas não estavam coincidindo e as pessoas não pareciam muito animadas. Já estava bem acostumada com a idéia de não passar em Haridwar (pronuncia-se Rariduar), e deixar pra uma próxima: os Kumbh Mela acontecem de 12 em 12 anos em 4 diferentes cidades alternadamente, isto é, mais ou menos de 2 em 2 anos acontece um encontro em um dos 4 lugares.
Sem muitas expectativas – o que é ainda mais legal – descobrimos uma brecha na programação do curso de yoga que estou fazendo em Dehradun (também bem próximo de Haridwar) bem no dia do Maha Shiva Ratri, considerado por muitos o 6º dia para o banho do Kumbh. Aqui vale uma observação: um dos rituais mais importantes durantes as festividades na busca da Imortalidade são os banhos nas águas sagradas dos rios onde acontecem os encontros. E banhar-se durante num dia especial como foi último dia 12 é ainda mais auspicioso!
Lá fomos nós: o casal Marina e Sun, o Scott, um americano que divide a casa em Dehradun com eles, e a Márcia, que está viajando comigo. Combinamos com um taxista e às 8 da manhã estávamos na estrada.
O Governo monta uma mega estrutura e gasta zilhões de Rupias pra manter as festividades em ordem, sem maiores incidentes. Paramos o carro no estacionamento e andamos muito pra chegar na muvuca. Não foi possível assistir ao banho dos Sadhus (resumidamente sao renunciantes considerados homens santos que vivem nus, cobertos de cinzas, como Shiva), mas acabei tomando outro banho no Ganges. Não imaginei entrar na água em Hardwar, mas fazia tanto calor e a gente andou tanto, que não resisti. Entrei com a meia calça de lã e a camiseta que eu vestia por baixo do meu “salwar-kameez”. Como as mulheres costumam entrar na água de roupa mesmo, nem chamei a atenção.
On Namah Shivaya, Shivaya Namah Om!

3 comentários:

MARIETTA disse...

SENTIR AS ENERGIAS MARAVILHOSAS QUE TRANSMITE O GANGES É UMA EXPERENCIA INESQUECIVEL.
OM NAMAH SHIVAYA!!!

Bia Yoga disse...

oi daninhaaa!!!!! saudade de voce.. vamos tomar um cafe qq dia? chamamos a marcinha, lu... galera da India. bjok

Unknown disse...

Ah, Dani! Não creio que vc foi pro Maha Kumbh Mela! Incrível!
O blog tá muito legal, e agora vou acompanhar mais de perto.
Conectemos!
Bjim,
Fabi