palavras do Guruji

viagens pelo mundo afora e pelo universo dentro de mim


"Você não precisa viajar a um lugar remoto para buscar a liberdade; ela habita seu corpo, seu coração, sua mente, sua Alma. A emancipação iluminada, a liberdade, a pura e imaculada felicidade estão a sua espera, mas você precisa escolher embarcar na jornada interior para descobri-las."
B.K.S. Iyengar em Luz na Vida

4 de setembro de 2013

Uso de cadeiras na prática de Iyengar Yoga




No calendário 2013 Body is my First Prop (O corpo é meu primeiro suporte), o mês de Setembro é dedicado à cadeira.


A seguir a tradução livre do depoimento de B.K.S. Iyengar sobre esse importante acessório.

“Viparīta Daṇḍāsana (veja a foto abaixo) é um dos āsanas que me incitaram a pensar em várias alternativas para desenvolver diferentes suportes.

A cadeira foi inicialmente usada para Viparīta Daṇḍāsana. Depois de fazer a postura em um “drum” (outro acessório usado em Iyengar Yoga, em português tambor), pensei em fazer esse āsana em duas cadeiras para aqueles que achavam o tambor difícil por causa da posição das pernas. Somente depois, percebi que até uma cadeira era suficiente para Viparīta Daṇḍāsana. Ela ofereceu apoio firme e também criou uma sensação de segurança e estabilidade.

Isto pode ser muito bem visto no Kapotāsana na cadeira. (como na figura acima)

No livro “Light on Yoga”, usei apenas um acessório — um banco para Sarvāgāsana, que vi no estúdio fotográfico quando as fotos para o livro foram feitas. Ele apoiou as costas enquanto as mãos repousavam debaixo. Comecei então a usar a cadeira para as pessoas fazerem Sarvāgāsana. No período inicial, os ombros costumavam ir diretamente no chão e o peso do aluno era direcionado erroneamente. Para resolver isso, veio o almofadão embaixo dos ombro, que também ajudou na obtenção da flexão do pescoço. O assento da cadeira oferece um excelente apoio da região da lombar e sacro e impede que esta área colapse. Os alunos podiam ajustar a postura segurando o assento da cadeira com os ombros rolando pra trás ativamente (como na figura do calendário acima). Muitas pessoas ainda não conseguiam fazer Halāsana. Então, comecei a usar outra cadeira para os pés.

A idéia de deslizar da cadeira veio muito mais tarde.”


“Para mim, o suporte não é apenas para o āsana. Ele deve contribuir para a posição do corpo que por sua vez deixa a mente calma e o estado de “citta vtti nirodha (cessação das atividades de citta) pode ser experimentado. O corpo é meu primeiro suporte. O corpo é o suporte para a alma.” B.K.S. Iyengar


Dvi Pāda Viparīta Daṇḍasāna

Eka Pāda Viparīta Daṇḍasāna 



Nenhum comentário: