palavras do Guruji

viagens pelo mundo afora e pelo universo dentro de mim


"Você não precisa viajar a um lugar remoto para buscar a liberdade; ela habita seu corpo, seu coração, sua mente, sua Alma. A emancipação iluminada, a liberdade, a pura e imaculada felicidade estão a sua espera, mas você precisa escolher embarcar na jornada interior para descobri-las."
B.K.S. Iyengar em Luz na Vida

5 de junho de 2013

Guruji em Bhujaṅgāsana II

As aulas com o Prashant são sensacionais e começam às 7 da manhã. Ao terminar às 9, dou uma passada no meu apartamento pra comer alguma coisa. Antes da aula só tomo um xícara de Chai. Todas as manhãs, encontro o Guruji sentado em um banco na frente da casa dele. É uma delícia ir lá pertinho, fazer a reverência tocando seus pés enquanto ele responde com um Namaskar sorridente. Fico toda emocionada e saio do Instituto feliz da vida!
Volto em seguida para a pratica pessoal que vai até ao meio dia.

Durante a pratica pessoal de ontem, tive uma linda surpresa. Estava bem concentrada na sequência que tinha preparado, quando me chamaram pra ver algo. Era o Guruji, do outro lado da sala, com o peito contra a parede das kuruntas, fazenda Bhujagāsana II. Tirar a câmera da bolsa para registrar o momento nem pensar, então se você não conhece a postura vai ter que dar uma olhada no “Light on Yoga” (Plate 550) ou aqui mais abaixo.

Quem sabe do estou falando, também sabe a dificuldade da postura (na escala usada no livro que vai da mais simples que é 1 até a mais complicada que é 60, Bhujagāsana II é 37). Aqui vai uma pequena descrição: ele tinha o tronco completamente perpendicular ao solo (como na foto), paralelo a parede, ombros completamente para trás e as mãos tocando as pernas no nível dos joelhos. Abertura máxima do peito, cabeça pra trás, pernas unidas e completamente estendidas (!!). E lembrem-se que ele completou 94 anos em Dezembro último. O mais lindo: ele estava totalmente tranquilo, movendo-se graciosamente e fazendo variações com os braços depois de um certo tempo na postura. Agradesço a honra de poder estar tão perto!

A postura é essa acima.


Nenhum comentário: