palavras do Guruji

viagens pelo mundo afora e pelo universo dentro de mim


"Você não precisa viajar a um lugar remoto para buscar a liberdade; ela habita seu corpo, seu coração, sua mente, sua Alma. A emancipação iluminada, a liberdade, a pura e imaculada felicidade estão a sua espera, mas você precisa escolher embarcar na jornada interior para descobri-las."
B.K.S. Iyengar em Luz na Vida

11 de junho de 2013

o dia a dia em Pune


Depois de uma semana, já estou completamente adaptada à rotina de práticas e estudos aqui em Puna.
As aulas com Prashantji são às 7 da manhã. As aulas de asanas com Geetaji são às 9h30 e o Pranayama às 18h. Nos dias das aulas às 7, temos horário pra prática pessoal das 9h (assim que acaba a aula) até ao meio dia. Nos dias de aula com Geetaji, o tempo pra prática pessoal é menor, à tarde das 16h às 17h45.
Pagando US$ 100 extra, podemos assistir quantas aulas a mais quisermos. Tenho acompanhado as Remedial classes e as aulas regulares de todos os níveis.
Fiquei impressionada e muito feliz com o aumento do número de alunos indianos nas classes regulares comparando com minha última vinda pra cá em 2009.
Na semana passada, assisti a uma aula de Iniciantes na sala maior. Devia ter mais de 30 alunos (!!!) e quando o professor perguntou quantos estavam ali pela 1ª vez, uns 15 levantaram as mãos. De todos eles, apenas uns cinco estrangeiros. Muito bacana! As aulas na sala de cima, menor, (assisti a aulas do Intermediário I lá), também estão sempre cheias.
O Guruji está sempre praticando durante nossa prática pessoal. Vira e mexe, ele começa a ensinar sua neta ou alguma outra pessoa mais próxima. É impressionante como a energia da sala muda quando ele está por perto, a presença dele é tão vibrante que mesmo do outro lado da sala dá pra sentir. E eu quase não acredito quando vou pegar algum material e percebo que o praticante pelo qual acabei de passar é o próprio Iyengar em uma postura invertida e um timer em frente aos olhos. Uau! Sou muito grata pelas oportunidades de beber da fonte, de acompanhar a rotina da família Iyengar e do Instituto, de conhecer tantos praticantes e professores dedicados; de poder mergulhar mais profundamente no yog (como diz Prashant); de respirar com consciência; de aprender e poder estudar o aprendido!

Na Índia, o ano letivo começa em Junho. Esta é a grade de horários até Abril 2014.

Sri Patañjali na sala de prática

Sala de prática hoje cedo, ainda bem vazia, antes da aula com Prashantji

Nenhum comentário: