palavras do Guruji

viagens pelo mundo afora e pelo universo dentro de mim


"Você não precisa viajar a um lugar remoto para buscar a liberdade; ela habita seu corpo, seu coração, sua mente, sua Alma. A emancipação iluminada, a liberdade, a pura e imaculada felicidade estão a sua espera, mas você precisa escolher embarcar na jornada interior para descobri-las."
B.K.S. Iyengar em Luz na Vida

27 de fevereiro de 2009

Em Pune



Não que eu não goste da companhia das minhas amigas — eu adoro e tudo fica mais fácil em turma —, mas passar o dia sozinha em Pune pode ser muito interessante (pra uma boa Geminiana, alguns dias já bastam!).
Sai da aula da Rajlakshimi (uma professora ótima!) às 9:30. Demos uma embaçada pra tirar fotos com ela, ver direitinho a altura das kuruntas na sala de prática... Depois água de coco e papo com as amigas. Com umas combinei de nos encontrarmos na biblioteca mais tarde; outra, perdeu a carteira com cartão de crédito e suas Rúpias...
Me despedi e fui trocar dinheiro no banco pela última vez – a viagem já está acabando! Anotei 10:30 no caderno de controle de segurança. Às 10:35, eu já tinha saído de lá. O banco estava abrindo e eles ainda não tinham o valor do dólar do dia, me pediram pra esperar 30 minutos. Como 30 minutos nem sempre são 30 minutos aqui na Índia, resolvi voltar mais tarde.
Desci a FC Road para trocar meu livro “Yoga for Children” que comprei com páginas a mais. Nem precisei explicar muito, o responsável que estava espanando os livros em uma estante (a loja também tinha acabado de abrir), logo falou pra eu trocar por outro sem defeito. Ele pegou o que eu tinha levado e recolocou na pilha para ser vendido pra outra pessoa (com defeito mesmo) e me deu um outro exemplar. Conferi as páginas, agradeci e fui embora.
Antes de parar em uma internet, parei no Vaishali (mesmo restaurante que vim ontem à noite comer Masala Dosa). Ouvi dizer que o Veg. Burger daqui (Rs. 30, o equivalente a R$ 1,5) é delicioso e vim conferir.
Pão de hambúrguer, uma fatia de cebola grande crua por baixo, uma pastinha verdinha que acredito ser um chutney de coco apimentado, beterraba em pedaços pequenos, Catchup docinho, fatias de tomate e pepinos. Tudo de bom!
Bebi Lime Juice Soda (água com gás com suco de limão espremido – Rs. 20). O Vaishali vive lotado. Parei para almoçar às 11h (acordo bem cedo e fico logo com fome) e os dois salões cobertos estavam cheios. Ontem no jantar, estava ainda mais cheio (tinha gente também na cobertura que fica ao ar livre e é impossível durante o dia por causa do calor).
E eu era a única ocidental no restaurante. Muitas mesas com grupos de amigos bem jovens, outras com duas ou três mulheres bem arrumadas, outras com homens de negócios. Alguns com roupas ocidentalizadas, outros, não, mas todos indianos. O Vaishali é referência entre s pessoas que vivem aqui.
Outro dia, a Jayashree, dona da casa onde estou hospedada, me convidou para jantar com ela e seu marido. Me serviram Dosas. E estavam uma delícia! A cozinheira que trabalha para ela há mais de 20 anos e também dá uma geral no meu quarto todos os dias, não parava de me trazer Dosas quentinhas... e eu comendo sem parar. Em um dado momento, elogiei a comida e falei para ela que as suas Dosas eram melhores que as do Vaishali. A Jayashree traduziu para a cozinheira e ela ficou muito vaidosa! Me serviu ainda mais vezes!

2 comentários:

MARIETTA disse...

Yo también adoro mis momentos de soledad... observamos, aprendemos y nos redescubrimos.
Adorei seu blog!!! Que saudades da India.
Beijo,
Namaste

Madame Trapo disse...

Oi Dani, já voltou?
Você tem razão, o ano só começa mesmo depois do carnaval....hehehe
:)

Vamos marcar de nos encontrar?
Vou te mandar um email.

bjos
Glá