palavras do Guruji

viagens pelo mundo afora e pelo universo dentro de mim


"Você não precisa viajar a um lugar remoto para buscar a liberdade; ela habita seu corpo, seu coração, sua mente, sua Alma. A emancipação iluminada, a liberdade, a pura e imaculada felicidade estão a sua espera, mas você precisa escolher embarcar na jornada interior para descobri-las."
B.K.S. Iyengar em Luz na Vida

24 de fevereiro de 2009

Guruji

Início da semana 2
Não imaginei que ficaria tão nervosa no primeiro encontro com B.K.S. Iyengar. Já tinha o visto antes na biblioteca e na sala de prática, mas não tinha sido apresentada a ele...
Estávamos na secretaria falando com o Mr. Chandru, quando o Guruji entrou na sala para falar com ele também. Fiquei meio sem ação e não deu tempo de fazer nada, porque ele logo saiu da sala.
Virei pro Chandru decepcionada e disse que ficava sem graça, sem saber como fazer a reverência. Ele nos levou pra perto do Guruji pra nos ensinar. Primeiro demonstrou e nos convidou a fazer o mesmo. Fomos lá: as brasileiras Ana e Renata, a peruana Marieta e eu. Ajoelhamos no chão para tocar os pés dele. Ele estava super sorridente.
Falamos que éramos do Brazil e que estávamos muito emocionadas... e ele respondeu: God Bless you all, com um sorriso largo, meio sem graça também.
É impressionante como a presença dele é forte. Ele não é muito grande, mas sua figura passa todo conhecimento dos mais de 75 anos de pratica diária.
A primeira vez que a Marieta encontrou com ele no corredor do Instituto, não parou de chorar. Eu também me emocionei, fiquei tão nervosa que me esqueci da câmera fotográfica que estava na minha bolsa.
Início da semana 4
Todos os dias, Guruji fica na biblioteca das 15:30 as 18:00. É muito gostoso ficar ali também consultando um dos muitos livros das estantes, fazendo anotações, convivendo um pouquinho com ele.
Na última 2ª feira, passei uma hora e pouco lá. Eu queria dar uma olhada em um livro que tinha visto em outra visita a biblioteca e também entregar o DVD com o filminho sobre as comemorações do aniversário dele no dia 14 de dezembro na “A Macaca” em SP. Em SP, comecei a editar, mas acabei trazendo trabalho pra fazer aqui. Só terminei na 3ª semana (na verdade, ainda acho que poderia ficar bem melhor, mas precisava por um ponto final, pra poder queimar o DVD, testar no aparelho do Chandru, entregar em mãos pro Guruji...)
E mais uma vez, fiquei nervosa, na biblioteca com o DVD na bolsa. Escolhi o livro e esperei uma oportunidade quando o Guruji não estava tão ocupado e fui até lá. Entreguei o DVD, ele ouviu o que eu tinha a dizer, leu o que eu tinha escrito na capinha, sorrio agradecendo e voltou a trabalhar. Eu voltei pro meu lugar na mesa feliz da vida: missão cumprida.
O Mr Chandru, um dos secretários do Instituto, é quem cuida dos DVDs produzidos na casa. Ele assistiu o filminho e me pediu uma cópia. Dei uma cópia pra ele e fiquei satisfeita. Deve ser legal ver como é a prática em outros países...
Em uma próxima oportunidade, posto o vídeo que dei pra ele. Até!

Um comentário:

Carline :) disse...

Uhu!!! A Macaca chegou até o Guruji! Parabéns pela missão cumprida, querida :)